Ciruelas e Higos

Como controlar a compulsão alimentar

postado em: Noticias | 0

Olá! Eu nem sei que dia é hoje, pois com a quarentena e o silêncio da cidade me faz imaginar que estamos vivendo um domingo após o outro.

Ao sermos privados de manter nossa rotina diária, alguns desequilíbrios podem ocorrer e um dos que as pessoas que eu trato mais reclamam, é a compulsão alimentar, por isso, quando eu vi a notícia de que a Dra. Komal Gandhi daria um webinário sobre este tema, eu corri para assistir.

Ela é uma médica homeopata, que trabalha como nutricionista na The Other Song, escola de homeopatia dirigida pelo Dr. Rajan Sankaran, localizada em Mumbai, na Índia. 

Ela percebeu que os pacientes se beneficiavam imensamente quando a dieta e a nutrição eram tratadas juntamente com a homeopatia e aqui vão alguns dos conselhos dela para uma alimentação mais consciente:

– Mantenha horários fixos para as refeições;

– Procure se alimentar em um ambiente calmo e silencioso;

– Aprenda a sentir e apreciar os aromas, sabores e texturas de cada alimento e

– Mastigue devagar.

Como você pode observar, são ações muito simples, mas que farão a diferença na quantidade de alimento que você vai ingerir e isso vai afetar sua digestão e bem estar geral.

Eu penso que muitas vezes o alimento serve como uma anestesia para os problemas da vida cotidiana e é muito fácil cair nesta tentação, ainda mais quando temos uma vasta oferta de guloseimas na geladeira. O que mais me ajuda a não passar o dia comendo é:

1) Fazer três refeições bem completas, pois quando falta algum nutriente, nosso corpo fica pedindo “comida, comida” e aí entramos em um ciclo vicioso de comer pequenas bobagens ao longo do dia, mas nunca uma refeição verdadeira;

2) Quando dá aquela “sensação de vazio que se preenche com comida”, eu faço algum exercício respiratório (pranayama), porque geralmente eu sinto esse vazio após alguma desarmonia emocional, e a respiração consciente me reequilibra.

3) Quando sinto uma vontade de irresistível de guloseimas penso: Porque preciso disso? Corpo, é isso que você quer? Isso vai me fazer bem? Com essas perguntas, geralmente consigo trocar a bobagem por uma fruta ou por um copo de água. Os sensores da sede e da fome estão muito próximos no nosso cérebro, por isso muitas vezes quando achamos que estamos com fome, na verdade não passa de um pedido do nosso corpo por água. E se mesmo assim, nada disso funcionar, eu como a guloseima pensando que vou digeri-la bem e tento mastigar e saborear bem, pois isso acalma, dá satisfação e a saliva tem o poder de começar a digestão e “desinfetar” os alimentos.

Espero que essas dicas ajudem você a começar a ter mais consciencia sobre sua alimentação e também a evitar a compulsão alimentar.

Um abraço!!!

Seguir Luizi Saleh:

Terapeuta

Últimos Posts de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *